No Tourcast 36 – Chefs Especiais, saiba o quê o podcast, o turismo e a Síndrome de Down têm em comum.
No Brasil, mais de 300 mil pessoas têm Síndrome de Down. A cada 400 bebês que nascem, um possui SD. A tendência é que este número continue crescendo, levando em conta que as mulheres estão dando prioridade às suas carreiras e deixando a maternidade para mais tarde, sendo fator agravante para que se tenha filhos com a Síndrome.
A expectativa de vida dessas pessoas, atualmente, gira em torno dos 60 anos de idade, graças a diversos fatores. O Instituto Chefs Especiais tem como objetivo ser facilitador de autonomia e oportunidades, promovendo o desenvolvimento humano e a valorização, para que essa expectativa de vida se eleve cada dia mais
O Instituto Chefs Especiais se trata de um trabalho gastronômico inclusivo e inovador para pessoas com Síndrome de Down. Criado pelo casal paulistano Simone Berti e Márcio Berti em 2006, que tinham o intuito de disponibilizar parte do tempo e energia do casal para uma causa social, em retribuição à todas as coisas boas que a vida lhe proporcionara. Porém, o que, inicialmente, era apenas um agradecimento ao universo, tornou-se uma missão: realizar muito mais por essas pessoas, facilitando-lhes a autonomia, já que, atualmente, sobrevivem aos seus cuidadores.
De 2006 a 2012 o Instituto sobreviveu de mobilização social, sem nunca ter aceitado contribuições pecuniárias. Foi tornando-se, aos poucos, conhecido e respeitado no mundo da gastronomia, conquistando o mesmo respeito no mundo da inclusão social, o que se tornou fator inusitado.
“Acreditamos e comprovamos que a motivação e o estímulo podem transformar um grãozinho de areia num oásis, e é essa nossa expectativa”. – Simone Berti
Atualmente, com sua sede, os projetos se ampliaram. O convívio entre iguais tem se mostrado cada vez mais importante para o grupo, que acompanha a transformação de simples ingredientes em lindos pratos, o qual eles mesmos degustam. O ambiente alegre faz com que a terapia se faça de forma natural, sem que se perceba.
Os benefícios são inúmeros. Entre eles, temos a autonomia e a valorização da pessoa e de sua família. Além disso, o Instituto ainda mostra que as pessoas com SD têm suas características e, todas elas, desde que estimuladas e respeitadas, podem e devem, SIM, tornar-se independentes e inseridas no meio social, seja no lazer ou no trabalho; respeitando suas limitações, porém estimulando o seu melhor.
Com atendimento gratuito, o instituto já abrange, anualmente, 300 alunos fixos e uma considerável fila de espera, mas com perspectiva de ampliação desse número. A expectativa é dar oportunidade a mais pessoas, estendendo o trabalho para as principais capitais do Brasil e capacitando-as de forma adequada a cada momento da vida. Para isso, é de extrema importância que mais Empresas financiadoras se agreguem ao projeto.
Mas você pode ajudar participando dos eventos promovidos pelo Insituto, saiba mais.
Jaba da Agência => Nesse especial não faremos jabá.
Episódio de hoje – Chefs Super Especiais.
Apresentação – Samir #tourcast
– participação de:
- Simone Berti
Missão do Tourcast: Ser um podcast de turismo com muito humor e informação e nesse episódio. Inclusão.
Links
http://chefsespeciais.wixsite.com/chefs
Editor: Adonias Marques (https://www.facebook.com/adonias.marques.37?fref=ts)